Quando eu estava iniciando a minha vida profissional eu sempre escutava “que falar inglês seria essencial, seria o skill mais importante”. Pois é, o inglês se tornou obrigatório para grande maioria das vagas corporativas no Brasil e no mundo.
Há alguns anos, meu cunhado Humberto Ribeiro me falou que se eu não aprendesse a programar provavelmente eu estaria fora do mercado de trabalho nos próximos 10 anos. Naquele momento, nada daquilo fazia sentido para mim. No final de 2018, vendo toda a evolução e movimentação que vem acontecendo especialmente no mercado financeiro (atual mercado que atuo), veio aquele “insight”. E se ele estiver certo?
Foi aí que defini que eu precisava fazer alguma coisa e abrir a minha mente para as tendências tecnológicas. Começar a estudar tecnologia seria uma jornada nada fácil e bem árdua. Visto, toda a minha formação ser voltada para o mercado financeiro e de capitais e eu estar totalmente bem posicionada nesse mercado. Sair da minha zona de conforto garantiria não só a minha permanência no mercado, mas também a minha sobrevivência.
Hoje estou em transição de carreia e fascinada pelo mundo dos dados e as possibilidades que o conhecimento em tecnologia pode proporcionar. E eu resolvi compartilhar um pouco do conhecimento que venho adquirindo com vocês através deste Blog, que para mim vem sendo ferramenta de estudo e informação.
Mas afinal, o que faz um profissional da área de dados?
Se você acompanha as tendências em tecnologia, você já deve ter ouvido falar que as empresas precisam cada vez mais de pessoas que saibam transformar informações em produtos. Daí entra o profissional de dados, mais conhecido como Cientista de Dados.
O cientista de dados é aquele que consegue pegar muitos dados, extrair informações e gerar conhecimento.
De acordo com a Data Science Academy, o Cientista de Dados é o profissional capaz de trazer a mudança para uma organização através da análise de diversas fontes de dados. Já, Anjul Bhambhri, ex-vice Presidente de Big Data da IBM e atual Vice Presidente da Adobe, descreveu que:
“Um Cientista de Dados representa uma evolução do papel de Analista de Negócios ou Analista de Dados. Estes profissionais possuem uma base sólida normalmente em ciência da computação, aplicações, modelagem, estatística, análises e matemática. O que define o Cientista de Dados é a forte visão de negócios, juntamente com a capacidade de comunicar os resultados, tanto para os líderes de negócios quanto para seus pares, de uma forma que influencie como uma organização posiciona-se diante dos desafios do mercado”.
Agora que você já sabe o que faz um cientista de dados e conhece as tendências tecnológicas, o mais indicado seria efetuar uma pesquisa aprofundada sobre a remuneração e conhecer um pouco mais da área.
Existem habilidades e conhecimentos técnicos exigidos, como: saber programar, entender conceitos de otimização (matemática), compreender modelos estatísticos, e pensar “fora da caixa”. Essas são algumas características que podem te ajudar. Mas não desanime! Conhecimento nunca é demais e qualquer um que esteja disposto a trilhar esta jornada e se dedicar consegue aprender.