O que é Data Science ou Ciência de Dados?

O que é Data Science ou Ciência de Dados?

Embora muitos acreditem que se trata de um assunto novo, já se fala em Data Science ou Ciência de Dados desde os anos 70.  Desde então, o volume de dados a cada ano só aumentou, exigindo uma maior capacidade de processamento.

Atualmente, o volume de dados gerado por ações online como uma simples curtida no Facebook ou até o upload de vídeos e fotos no Instagram é enorme. Nunca antes na humanidade produzimos tantos dados como agora.

Devido a necessidade de analisar e extrair um grande volume de dados e informações úteis surgiu Data Science. Esta que também é considera como uma versão mais recente do Business Intelligence. Apesar das semelhanças as duas ciências possuem funções e abordagens diferentes. O Business Intelligence utiliza uma análise de dados “descritiva” e “diagnóstica” para tentar responder a seguinte pergunta: O que aconteceu? E por que aconteceu? Por outro lado Data Science faz uso da análise “preditiva”e “prescritiva”para tentar descobrir o que acontecerá e o que deve ser feito.

Afinal, o que é Data Science?

Após ler inúmeras definições sobre o tema, pude concluir que Data Science nada mais é que o processo de transformação de dados em conhecimento. E o seu objetivo é de extrair e interpretar os dados de forma eficaz e apresentá-los em uma linguagem simples e não técnica para os usuários finais e tomadores de decisão. Data Science trabalha em conjunto com outras áreas de conhecimento, como: matemática e estatística, conhecimento das áreas de negócios e ciência da computação.  Na sua essência, Data Science envolve o uso de métodos automatizados (ciência da computação) para analisar enormes quantidades de dados (estatística) para extrair conhecimento (áreas de negócio) a partir deles.

Em caráter de curiosidade busquei na ferramenta Google Trends alguns gráficos que apresentam a evolução da pesquisa sobre o tema. Nota-se que houve uma significante evolução na busca pelo tema no Brasil e no mundo nos últimos 5 anos.

Exemplos de aplicações de Data Science

Data Science pode ser utilizada em praticamente todas as atividades humanas, desde as áreas de varejo, marketing, educação, telecom, saúde, financeiro, governos, entre outras.

O varejo talvez tenha sido uma das áreas mais beneficiadas por Data Sciene devido a diversidade de dados gerados. Com esses dados é possível detectar a análise de sentimento da marca, recomendação individualizada de produtos, retenção e satisfação dos clientes. A utilização de Data Science tornou-se também muito comum na indústria financeira, através da detectação de fraudes, análise de riscos e análise de perfil. No ramo de entretenimento são utilizados sistemas de recomendações precisas baseadas no gosto dos usuários.

Algumas dessas aplicações de Data Science já são presentes no nosso dia-a-dia, bem como possibilidades que podem ser importantes para o futuro. E basicamente elas tornam as empresas mais inteligentes e capazes de usar a análise de interesses dos clientes para melhorar seus resultados.

Menu

Sobre a Autora

Juliana Carvalho

Hello world! Meu nome é Juliana Carvalho, sou santista de coração, formada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Finanças. Atualmente, estudo tecnologia e análise de dados. Adoro informação, leitura, filmes e séries.