Meu desafio com Python durante a Pyrentena

Meu desafio com Python durante a Pyrentena

Olá humanos, voltei! Depois de algumas semanas afastada durante a quarentena dedicadas ao aprendizado da linguagem Python, resolvi escrever sobre as principais dificuldades que venho encontrando ao longo do meu aprendizado. Principalmente para os interessados no tema, tenho que confessar que a jornada é árdua, porém vem sendo recompensatória.

Posso dizer que aprender Python para quem não é da área de tecnologia é extremamente desafiador, principalmente se você é daquele tipo de pessoa que precisa entender o que você está fazendo e principalmente quer saber o que faz cada comando e linha de código digitada, perfil cujo qual eu me enquadro.

Na internet você encontra muitos materiais, porém é difícil filtrar os bons dos ruins, pois no início do aprendizado você se depara com muitas informações. E acho que esse e o ponto principal, que pode te atrapalhar e até mesmo fazer você desistir de aprender a linguagem Python.

Durante a “Pyrentena” tive a oportunidade de ler muitos artigos e depoimentos de pessoas que comentavam que a falta de aplicação dos conhecimentos teóricos em prática, como criação de projetos etc., também era um grande fator que levava a descontinuidade do aprendizado. Onde muitos acabavam saindo dos vídeos do YouTube, artigos, blogs, para buscar um curso com uma sequência definida, como: Udemy, Coursera, Udacity, etc.

No meu caso, encontrei grande apoio em comunidades como a Pyladies, Minerando Dados, no grupo do Facebook Data Science Brasil, Data Science Academy e Sigmoidal.

Confesso que saber inglês também me ajuda bastante, pois encontrei mais fontes de pesquisas em sites estrangeiros: Analyticsweek, Kaggle, RealPython, W3schools, StackOverflow, GitHub, entre outros.

Mas tenho que confessar que no começo você vai ver muita teoria, fazer muitos exercícios que vai parecer um eterno Ctrl + C e Ctrl +V. Onde muitas vezes pensamos, para que estou aprendendo isso? Mas, depois quando você junta tudo e começa a ver os projetos se concluindo dá uma sensação de satisfação. Lembro de quando conclui meu primeiro projeto, uma “calculadora” em Python. Eu não sosseguei enquanto não mostrei para a casa toda… Rsss.

Foi ali que entendi que o melhor estava por vir. E que o jogo estava virando. Estava saindo de operações matemáticas e estruturas de dados para conteúdo prático.

Ainda estou no início e tenho muito o que aprender, mas já consigo visualizar algumas aplicações para o conhecimento que venho adquirindo em um futuro breve.

Encerro esse artigo dizendo: “Infelizmente não existe ingrediente milagroso, o segredo é estudar, estudar e estudar!”. E não menos importante, procure:

  1. – Se tornar o mais ativo possível nas comunidades.
  2. – Ler o máximo que você puder.
  3. – Fazer exercícios práticos.
  4. – Pesquisar bem as fontes de dados.
  5. – E ter muita paciência no aprendizado. Não queira ser o mestre do Kaggle, no primeiro mês.
8 comentários
  • Você colocou em forma de texto os meus pensamentos, principalmente o segundo parágrafo. É exatamente isso, podemos unir conhecimento de diversas áreas com a tecnologia, apesar de que muitos acreditam que ela está aí para nos devorar, penso que ela está para nos humanizar ainda mais e nos trazer qualidade de vida. Continue estudando, você vai longe.

    • Muito obrigada pelo apoio Loyanne Repolho! Seu feedback fez toda diferenca. Estou ainda no inicio no mundo da tecnologia, mas estou bem motivada! E acredito sim, que a tecnologia e uma ferramenta muito poderosa que so vem para contribuir e faciliatar nossas vidas. Bjs
      😉

  • Você colocou em forma de texto os meus pensamentos, principalmente o segundo parágrafo. É exatamente isso, podemos unir conhecimento de diversas áreas com a tecnologia, apesar de que muitos acreditam que ela está aí para nos devorar, penso que ela está para nos humanizar ainda mais e nos trazer qualidade de vida. Continue estudando, você vai longe.Você colocou em forma de texto os meus pensamentos, principalmente o segundo parágrafo. É exatamente isso, podemos unir conhecimento de diversas áreas com a tecnologia, apesar de que muitos acreditam que ela está aí para nos devorar, penso que ela está para nos humanizar ainda mais e nos trazer qualidade de vida. Continue estudando, você vai longe.

  • Gostei muito Juliana. Também estou estudando e está sendo desafiador.Continue nessa jornada de aprendizado!

    • Parabéns 👏 pelo artigo!
      Escrever também um aprendizado. E também encontramos dificuldade no aprendizado mesmo sendo da área de TI. Embora que comigo o entrave seja mudança de paradigma computacional. Pois eu tive uma formação com paradigma estrutural e agora com python estarei vendo o orientado ao objeto. Vamos trocando figurinha e aprendendo juntas!
      Abraço

  • Muito obrigada por compartilhar a sua experiência com o aprendizado de Python. Tudo nesta vida vem com muita dedicação e foco no aprendizado. Parabéns Juliana você vai longe!

  • Oi Maninha, é assim mesmo.
    Rotinas e bibliotecas, estão ai para facilitar a programação.
    Aos poucos vc vai pegando a lógica por trás disso e pode usar o mesmo conhecimento em outras linguagens.

Menu

Sobre a Autora

Juliana Carvalho

Hello world! Meu nome é Juliana Carvalho, sou santista de coração, formada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Finanças. Atualmente, estudo tecnologia e análise de dados. Adoro informação, leitura, filmes e séries.