Embora muitos acreditem que se trata de um assunto novo, já se fala em Data Science ou Ciência de Dados desde os anos 70. Desde então, o volume de dados a cada ano só aumentou, exigindo uma maior capacidade de processamento.
Atualmente, o volume de dados gerado por ações online como uma simples curtida no Facebook ou até o upload de vídeos e fotos no Instagram é enorme. Nunca antes na humanidade produzimos tantos dados como agora.
Devido a necessidade de analisar e extrair um grande volume de dados e informações úteis surgiu Data Science. Esta que também é considera como uma versão mais recente do Business Intelligence. Apesar das semelhanças as duas ciências possuem funções e abordagens diferentes. O Business Intelligence utiliza uma análise de dados “descritiva” e “diagnóstica” para tentar responder a seguinte pergunta: O que aconteceu? E por que aconteceu? Por outro lado Data Science faz uso da análise “preditiva”e “prescritiva”para tentar descobrir o que acontecerá e o que deve ser feito.
Afinal, o que é Data Science?
Após ler inúmeras definições sobre o tema, pude concluir que Data Science nada mais é que o processo de transformação de dados em conhecimento. E o seu objetivo é de extrair e interpretar os dados de forma eficaz e apresentá-los em uma linguagem simples e não técnica para os usuários finais e tomadores de decisão. Data Science trabalha em conjunto com outras áreas de conhecimento, como: matemática e estatística, conhecimento das áreas de negócios e ciência da computação. Na sua essência, Data Science envolve o uso de métodos automatizados (ciência da computação) para analisar enormes quantidades de dados (estatística) para extrair conhecimento (áreas de negócio) a partir deles.
Em caráter de curiosidade busquei na ferramenta Google Trends alguns gráficos que apresentam a evolução da pesquisa sobre o tema. Nota-se que houve uma significante evolução na busca pelo tema no Brasil e no mundo nos últimos 5 anos.
Exemplos de aplicações de Data Science
Data Science pode ser utilizada em praticamente todas as atividades humanas, desde as áreas de varejo, marketing, educação, telecom, saúde, financeiro, governos, entre outras.
O varejo talvez tenha sido uma das áreas mais beneficiadas por Data Sciene devido a diversidade de dados gerados. Com esses dados é possível detectar a análise de sentimento da marca, recomendação individualizada de produtos, retenção e satisfação dos clientes. A utilização de Data Science tornou-se também muito comum na indústria financeira, através da detectação de fraudes, análise de riscos e análise de perfil. No ramo de entretenimento são utilizados sistemas de recomendações precisas baseadas no gosto dos usuários.
Algumas dessas aplicações de Data Science já são presentes no nosso dia-a-dia, bem como possibilidades que podem ser importantes para o futuro. E basicamente elas tornam as empresas mais inteligentes e capazes de usar a análise de interesses dos clientes para melhorar seus resultados.